sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Informe Outubro de 2009

Uma igreja que espera

No dia do casamento da filha de José, o pastor da igreja da qual havíamos pedido emprestado o templo para realizar a cerimônia me comentou que ele fazia três cerimônias de casamento no mesmo sábado. E falava com orgulho da pontualidade de seus membros.

No momento dei razão pra ele e confesso que até senti inveja dele. Alguns dias depois, numa reunião de família espiritual, enquanto estávamos esperando algumas pessoas que haviam confirmado que estariam nesta reunião, no meu coração comecei a criticar a pontualidade dos chilenos.

Aqui no Chile quando vamos marcar uma reunião sempre se diz, marcamos as 19:30 para começar as 20:00. Confesso que só o fato de dizer isso me deixava bastante aborrecido. Pensava em alguns versículos bíblicos como Mt 5:37 que diz “seja sua palavra: Sim, sim e vosso não, não”. Podemos também falar de alguns versículos que falam do testemunho como 1 Tm 3:7 que diz: “devemos ter bom testemunho dos de fora para não cair em descredito”. Não é minha intensão entre no mérito dos versículos já que um fala dos juramentos e outro fala da eleição dos presbíteros. Nem é minha intensão justificar as falhas que existem em cada cultura e estou completamente de acordo que devemos moldar nossa cultura a cultura bíblica. Reconheço até, que toda a minha formação de idéias e religião foi um processo que veio desde a minha infância e que reflete mais minhas preferencias que os princípios bíblicos. Eu mesmo, quando estava no Brasil, estive ajudando na fundação de novas igrejas. Muitas vezes estive envolvido ajudando irmãos em Cristo no seu crescimento espiritual enquanto eu mesmo estava crescendo.

Aqui no Chile estamos tentado comunicar que a igreja não é uma religião. Já que a religião é uma forma que as pessoas encontram para viver sem Cristo e aliviar seu tormento espiritual nesta vida. Reconhecemos que os eleitos de Deus não vão estar satisfeitos com a religião porque necessitam algo mais que um alivio para suas consciências. De uma forma que ainda não entendo perfeita e completamente, somente Jesus pode satisfazer esta necessidade.

Enquanto estava esperando algumas pessoas que haviam confirmado sua participação em uma das família espirituais, percebi que, estávamos imitando uma família chilena quando se reúnem para momentos especiais como: aniversários, festas pátrias, natal, etc... Mas os chilenos também tem suas reuniões onde se põe muita atenção aos horários. Tem as reuniões todos os meses nas escolas com os pais dos alunos. Tem também reuniões de trabalho, reuniões de centro comunitário. Mas o interessam é que nestes reuniões, donde a hora é o mais importante estes encontros são passageiros. Os alunos saem das escolas (não podem seguir estudando eternamente) as pessoas perdem seus empregos, ou pedem demissão por causa de um trabalho melhor, as pessoas se mudam de bairro ou deixam de assistir as reuniões dos centro comunitários por causa de alguma idéia que não concorda.

Nos, como igreja chilena, também temos algumas reuniões que colocamos atenção ao horário. Temos reuniões de celebrações (ou culto de adoração como alguns chamam). Temos reunião de culto de comunhão. Mesmo assim, o que estamos tentando comunicar à igreja chilena é que as pessoas são mais importante que as programações.

Estou seguro que muitas pessoas que tem tido um encontro verdadeiro com Cristo tem aprendido a andar na presença de Deus em um ambiente onde as programações são mais importantes que as pessoas porque seu coração e sua atitude estão nas pessoas e não nas programações e vivem acima da religião. Como isso não estou dizendo que sou contra as programações, só estou dizendo que, pelo menos aqui no Chile a base, o que sustenta a essência do que somo como igreja é a relação que temos como família espiritual. Tem muitas coisas que um grupo pode perder. Podemos ser privados de reunir-nos publicamente. Podemos ser privados de construir. Mas nunca podemos ser privados de nossas relações como família de Deus. É para isso que estamos trabalhando aqui no Chile.

Na verdade a igreja chilena tem muitos problemas que não contamos nos nossos informes, mas estou contente de começar ver coisas como estas que somos “Uma Igreja que Espera”.

A igreja dos irmãos chilena é uma igreja pequena, por enquanto. Temos muito que crescer, tanto a equipe de missionário com os líderes da igreja, mas queremos ser uma igreja na qual o centro do que fazermos sejas as pessoas mas que os programas e reuniões. Contamos com suas orações.

Si você tem algo que agregar a este artigo sobre a igreja no Chile, por favor, não exite em me escrever. Estou aprendendo de todas estas situações.


Com amor em Cristo;


Edson.

Nenhum comentário:

Seguidores